Pare de fazer planos para o ano novo

Ser Mulher

Pare de fazer planos para o ano novo

06/01/2020
Seja você, também, uma mulher de essência

Faça parte da lista da Laura e receba conteúdos exclusivos com prioridade

Todo ano é a mesma coisa… é um tal de fazer planos para o ano novo que não tem fim.

Nada contra fazer planos, mas a depender de como você lida com isso, posso garantir que esse planejamento vai criar mais problemas do que solução para a sua vida.

É preciso ter muita atenção com o padrão social vigente que sorrateiramente ou muitas vezes, de forma radical, vai implementando ideias na sua cabeça e fazendo você acreditar que os planos são necessários e sem eles, sua vida não vai para frente.

Se você parar um momento e refletir sobre as influências do mundo sobre a sua forma de existir, você vai perceber que essas influências te afastam muito mais do que te aproximam de uma vida plena e realizadora.

Existem coisas que o mundo te diz e você assimila com facilidade sem nem questionar se, realmente, isso faz sentido para sua vida.

No início de um ano novo, em geral, isso vem com muito mais força.

O padrão social se aproveita da fragilidade humana que está muito mais sensível no final de cada ano. É um momento em que as pessoas, em geral, estão fragilizadas por não terem cumprido os planos que fizeram no início do ano.

Em meio a esse contexto emocional, as pessoas iniciam um processo de autoflagelo e tornam-se presas fáceis para um mundo capitalista que vende a ideia de uma tal felicidade que somente será encontrada a partir de “planos”… é aí que mora o perigo.

Começa uma enxurrada de propagandas para você viver o melhor ano da sua vida. Para tal, é preciso criar “planos para o novo ano”.

Só que, na maioria das vezes, ninguém cria nada… apenas repete a lista do ano que passou, prometendo a si mesma que dessa vez vai dar certo.

E qual é problema de fazer planos, Laura? (você pode estar mentalmente me perguntando).

O problema não é fazer planos… o problema é você continuar repetindo planos por estar presa nesse circuito viciante que o capitalismo te enreda.

Como assim, Laura?

Quando você termina seu ano frustrada porque não realizou seus planos e se dispõe a renovar esses planos para o ano que se inicia, você deixa de fora duas reflexões importantes.

  1. Se você fez planos e não realizou, deve ter um bom motivo para não ter realizado e isso precisa ser investigado. Caso contrário, você fica presa nesse circuito que não se desfaz e, apenas, se retroalimenta.
  2. Quando você se deixa levar pelos padrões sociais que te convencem que você precisa de planos para conquistar a felicidade, sem a investigação do item acima, você se mantém vulnerável ao capitalismo que pouco se importa com a sua felicidade. Muito pelo contrário… a ideia é se aproveitar da sua fragilidade para te “vender soluções”.

Faz sentido pra você?

Percebe que não se trata de fazer ou não fazer planos, mas ter consciência de que lugar você planeja sua vida?

Em tem outro detalhe, não menos importante…

Se a sua vida for regida por “planos e listas” você corre o risco de abrir mão do que, realmente, pode te fazer feliz que é nada mais, nada menos, do que viver o seu PRESENTE, o AGORA.

Faça planos… eles tem valor… mas não coloque eles na frente da sua vida… coloque ao lado… assim você mantém sua atenção no seu presente, vivendo o momento agora e, no caminho você vai buscando realizar seus planos.

Sendo assim, ao invés de te desejar Feliz Ano Novo, vou te desejar Feliz Instante Aqui e Agora… que é o que importa de verdade.

Olá,

o que você achou deste conteúdo? Sua opinião é muito importante pra mim...

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

One Reply to “Pare de fazer planos para o ano novo”

Esse ano EU VOU EMAGRECER! › Blog da Laura

[…] Ser Mulher […]