O formato do seu corpo revela como sua mente funciona

Ser Mulher

O formato do seu corpo revela como sua mente funciona

27/07/2019
Seja você, também, uma mulher de essência

Faça parte da lista da Laura e receba conteúdos exclusivos com prioridade

Você já ouviu falar de processo de mielinização?

Calma… não se assuste… essa não será uma aula de Biologia rsss

– E por que você está me perguntando isso, Laura?

– Porque o processo de mielinização da medula espinhal é radicalmente responsável pelo formato do seu corpo e pelo funcionamento da sua mente.

No artigo “Seu conflito está escrito no seu corpo – Isso é um fato científico” eu mencionei que só de olhar o formato do seu corpo posso lhe dizer como funciona sua mente.

Vamos por parte…

A medula espinhal, responsável pela comunicação entre o corpo e o sistema nervoso começa a se formar na gestação e vai até aproximadamente os 5 anos de idade.

Durante esse período passamos por 5 etapas de mielinização, que nada mais é do que o encampamento gradual da medula espinhal para evitar perda de energia e aumentar a velocidade das conexões neuronais. 

São 5, as regiões mielinizadas nos 5 primeiros anos de vida:

  1. Região do cérebro – mielinizada no período intrauterino e recém nascido
  2. Região cervical – mielinizada no período da amamentação
  3. Região torácica – mielinizada no período dos primeiro passos
  4. Região lombar – mielinizada no período do desfralde
  5. Região sacral – mielinizada no período inicial da sexualidade (não tem nada a ver com sexo, diz respeito às novas sensações do órgão genital da criança)

– E por que esse processo de mielinização é responsável pelo formato do corpo e da mente, Laura?

– Porque nesse período entre a gestação e aproximadamente os 5 anos de idade, temos contato com as sensações básicas (rejeição; abandono; manipulação; humilhação e exclusão) e reagimos a isso desenvolvendo recursos específicos para lidar com cada dor existencial. 

Como tudo isso acontece no período inicial da vida, toda essa experiência fica registrada na mente inconsciente.

Porém, o formato do corpo é moldado durante esse processo e ele será a parte visível dessa mente inconsciente que foi desenvolvendo seus recursos para lidar com as dores existenciais causadas pelas 5 sensações básicas.

Exemplificando de forma sintética, a primeira etapa…

O bebê no útero experimenta uma determinada sensação, vive uma dor existencial, desenvolve recursos para lidar com essa dor e isso molda seu corpo e molda, também, o funcionamento de sua mente.

E assim sucessivamente até aproximadamente os 5 anos de idade…

Cada pessoa passa por esse processo de uma forma diferente, moldando corpos diferentes e mentes diferentes…

Porém, todas as pessoas passam pelas 5 etapas e pelas 5 sensações básicas.

O mais incrível é que a forma de reagir a tudo isso influencia radicalmente no formato do corpo e da mente e aqui está o grande segredo.

Os formatos de corpo e mente são categóricos e por isso é possível analisar o corpo para saber como a mente funciona.

A Análise Corporal traz à tona informações inconscientes que influenciam a vida das pessoas e quando a análise é feita, a pessoa toma conhecimento de como funciona a sua mente e quais os seus recursos para viver uma vida saudável e equilibrada.

Ter acesso à sua Análise Corporal te oferece a informação necessária e definitiva para entender como sua mente funciona e, assim, você cria condições para resolver o seu problema atual.

Eu imagino que você esteja com a cabeça em polvorosa… eu sei que é muita informação, mas eu prometi que te entregaria conteúdos extremamente relevantes.

Vamos ficar por aqui… mas a nossa conversa continua na próxima publicação.

Enquanto isso deixe nos comentários logo abaixo, as suas impressões sobre o tema apresentado.

Ps1: Isso não é invenção da minha cabeça, é ciência. Tudo começou na década de 30 com Wilhelm Reich, passando por Alexander Lowen da Bionergética e modernizado pela Psicóloga Vanessa Cesnik, Doutora pela USP, com quem fiz minha especializando.

Ps2: Se você tem interesse em conhecer mais sobre os estudos da Doutora Vanessa sobre Análise Corporal, participe do Workshop online e gratuito marcado para novembro/2019. Para participar, inscreva-se no link abaixo:

Faça sua INSCRIÇÃO


Olá,

o que você achou deste conteúdo? Sua opinião é muito importante pra mim...

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

8 Replies to “O formato do seu corpo revela como sua mente funciona”

Lourdes Manhani

Acho bem interessante Laura. Mas fica uma questão que não sei se já cabe aqui. Nosso corpo sofre transformações ao longo da vida por “n” fatores sejam eles meio que forçados pelos exercícios, gravidez, cirurgias e assim vai. Eu por exemplo mudei completamente minha caixa torácica pelos aparelhos de musculação, estando hoje em formato de V (acredita que só percebi ao ser fotografada de costas?). Nesse caso como ficaria o estudo, não ficaria prejudicado? Bem… acredito que já tenha a resposta, mas já fiquei bem intrigada e curiosa a respeito.

laurablog

Lourdes, essa dúvida é muito comum… mas o estudo não fica prejudicado. Por volta dos 5 anos os traços já estarão definidos e será possível analisar o corpo mesmo que algumas mudanças aconteçam ao longo da vida. Somente em caso extremo os traços se alteram. Um exemplo disso é quem vai à guerra. Nesse caso, o contexto é tão forte que a pessoa acaba ajustando seus traços para sobreviver naquela situação. Esse ajuste vai se refletir na mudança do formato do corpo.

Marise Pissurno

Olá Laura.
Me veio uma dúvida.
Se vc teve um trauma antes dos 5 anos isso influencia seu corpo.
Mas anos depois vc resolve esse trauma.
Seu corpo sofre modifição?

laurablog

Marise, tudo que acontece até os 5 anos de idade influencia no processo de mielinização, intensificando a fase na qual a criança vive o trauma. Na vida adulta quando esse trauma é curado, a mente vai funcionar no recurso e não na dor… o corpo continua com os mesmos traços porque eles são estruturais.

Adriana

Acho que tem tudo a ver, sabemos da importância das experiências da primeira infância na formação do ser humano como um todo e tudo que sofremos fisicamente emocionalmente e espiritualmente nos afeta e nos molda. Esperando os próximos posts sobre. Bjs

laurablog

Exatamente… A primeira infância é muito mais reveladora do que a maioria das pessoas conseguem imaginar. Quando consideramos o processo de mielinização como fonte de conhecimento da formação do corpo e da mente, tudo fica muito mais claro e mais assertivo.

Jacqueline

Sabendo disso e vc analisando o corpo do outro, consegue ajudar a descobrir o q fazer, por exemplo, pra não engordar?

laurablog

Jacqueline, é possível sim… porque a análise corporal revela as dores que precisam de cura e quais recursos a pessoa possui e como pode ser usado para resolver o problema. Quando a questão é o emagrecimento, as dores reveladas estão ligadas a essa dificuldade, entende?