Será que todas as pessoas sentem medo do abandono?
Em alguma medida sim… mas existe uma parcela de pessoas que sente de uma forma muito mais intensa e isso se deve ao período da amamentação.
Todos nós passamos por um processo de desenvolvimento estrutural no período entre a gestação e aproximadamente os 5 anos de idade.
Nesse período passamos por cinco fases de desenvolvimento e em cada fase experimentamos uma das 5 sensações básicas: rejeição, abandono, manipulação, humilhação e traição.
Esse processo é comum a todos os seres humanos e, a depender de como você viveu cada fase, seu corpo registrou essas experiências e estruturou o funcionamento da sua mente, desenvolvendo o formato do seu corpo.



As pessoas que passaram pelo período da amamentação de forma mais intensa, viveu também, de forma mais intensa a segunda sensação básica… o MEDO DO ABANDONO.
Esse medo passa a ser o ponto vulnerável durante toda vida.
Essas pessoas, no período da amamentação, mamaram demais ou não se sentiram atendidas em suas necessidades e isso acentuou a sensação de ser abandonada.
Esse registro vai dar ao corpo um formato mais arredondado, muitas vezes com aspectos infantis e um olhar que conecta muito. São pessoas extremamente comunicativas, adoram contato com pessoas, não conseguem ficar sozinhas muito tempo, são pessoas extremamente sentimentais e morrem de medo de serem abandonadas.



Percebe que essas pessoas necessitam de conexão?
Se você se identifica com esses aspectos e está enfrentando dificuldades no seu processo de emagrecimento, é fundamental que você observe suas relações e funções.
Você é uma pessoa que precisa de acolhimento e expressar o que sente e se em alguma relação esse acolhimento não está acontecendo, você tem medo que essa pessoa te abandone. Faz sentido?



Se sim… perceba que, quanto mais medo de ser abandonada, mais você recorre a comida para tentar suprir o seu vazio interno.
É preciso cuidar dessa relação e encontrar uma forma de se sentir conectada… se não for possível a conexão com a pessoa envolvida, busque outras conexões… você precisa estar junto com pessoas e de preferência, pessoas que sejam capazes de te escutar sem exigir explicações.
Agora, me conta… como você se sente depois de ler esse artigo?



Olá,
o que você achou deste conteúdo? Sua opinião é muito importante pra mim...
Ótima matéria, estou bem intrigada com tudo que li, pois me vi em várias situações abordadas!!!
Dicilene, o fato de estar intrigada com o tema é sinal de que está aberta a nova percepções… fico feliz!